Qualidade e gestão são palavras chaves do prefeito Nilton Borgato ao sistematizar a saúde pública do município de Glória D’Oeste. Reconhecido em todo Estado, o município alcançou alto nível em eficiência baseado nos efeitos do índice de bem-estar da população e universalização do acesso às ações e serviços de saúde.
Com pouco mais de 3,5 mil habitantes, o município conta com cinco ambulâncias e dois médicos, além de enfermeiros e técnicos. Conforme o prefeito, os pacientes que não podem se locomover recebem o serviço home car de assistência domiciliar realizado pela equipe multidisciplinar e com a mesma qualidade.
Dois dentistas são responsáveis pelo setor odontológico, onde é oferecido desde a saúde bucal até implantes de próteses parcial e semi-parcial gratuitamente, suprindo toda demanda local.
Para conforto e comodidade dos pacientes, a Secretária Municipal de Saúde, Rosalina Rodrigues observa que a qualidade no atendimento inicia nos pequenos detalhes. A recepção do posto de Saúde é informatizada e possui ar condicionado, TV de plasma e cobertura wifi para os pacientes e acompanhantes.
Borgato observa que sua gestão é baseada em investimentos na saúde pública, sendo essa sua prioridade após detectar a necessidade local. A primeira medida, segundo ele, foi se integrar no Consórcio de Saúde, posteriormente, organizar todo sistema. A farmácia foi um dos setores que recebeu planejamento, passando de básica para avançada, com medicamentos especiais.
Um grupo deliberado pela coordenadora Daiane da Silva Teodoro é responsável pelos programas de promoção a saúde e prevenção de doenças. Palestras interativas são realizadas nas escolas, desta forma, os estudantes conhecem sobre as doenças e as formas de prevenção. Teodoro frisa que a ação é totalmente satisfatória, pois contribui significativamente com a qualidade de vida das crianças, jovens e adultos.
O prefeito salienta que nos mais diversos programas de saúde estadual e federal, o município é recorde em aproveitamento por ser o primeiro a aderir e se destacando no ranking. “Recebemos demandas de pacientes de cidades do entorno com maior número de habitantes, quando necessário disponibilizamos ambulâncias para atender outras prefeituras”.
Para ele, a atenção à população é essencial e é coeso ao afirmar que todos os municípios possuem suas dificuldades, por isso deve passar a atuar de forma mais incisiva nos seus principais problemas. “Priorizamos as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, estabelecemos metas nas ações, e não focamos em apenas em oferecer serviços hospitalares. O social deve ser considerado como um fator determinante”.
Adrielle Piovezan
Investigações iniciaram após policiais do Gefron apreenderem 52 quilos de cocaína no mês de agosto no veículo utilizado para transporte de pacientes
45 atletas com idade entre 11 e 18 anos de vários municípios mato-grossense participam das atividades.
Neste mês de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) chama a atenção da sociedade para a campanha do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio. Com o objetivo de assegurar os direitos básicos das pessoas com transtornos mentais, a DPEMT reforça que todos têm direito aos cuidados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Como explica o...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.